Empresa participa do UTCAL Summit 2024, que acontece entre os dias 10 e 12 de abril, no Rio de Janeiro
A Trópico está apresentando no UTCAL Summit 2024, um dos principais eventos de tecnologia de telecomunicações e automação para utilities da América Latina, seu amplo portfólio de soluções voltadas à implantação de redes privativas. O evento, que acontece nesta semana (entre 10 e 12/04), no Rio de Janeiro, reúne concessionárias de serviços públicos, como energia, água e gás, com representantes do governo e órgãos reguladores, de centros de pesquisa, da indústria e fornecedores de soluções em uma série de painéis, workshops e palestras sobre temas de interesse do setor – entre eles, a transformação digital e a modernização das utilities e suas redes de telecom.
Nesse contexto, as redes privativas de telecomunicações têm despontado como uma alternativa de conectividade adequada para viabilizar a modernização e otimização das atividades das empresas do setor de utilities. E a Trópico fornece soluções integradas para a implantação de redes privativas com foco na conectividade de religadores e sistemas AMI (Infraestrutura Avançada de Medição), em diversas faixas de frequência.
Samuel Lauretti, diretor comercial da Trópico, lembra que, em fevereiro, o Ato 915 da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) unificou a maior parte das destinações e características técnicas das Regras de Uso do Espectro (RUE) do Serviço Limitado Privado (SLP) para as faixas de frequência de 250 MHz, 410/425 MHz, 450/470 MHz – todas de ampla cobertura – e 2,3 GHz, para áreas circunscritas. Além delas, a Anatel reserva para o uso por redes privativas (SLP) as frequências de 3,7 GHz (5G), indicada para áreas restritas e/ou industriais com altas taxas de dados (mais de 400 Mbps), e de 26 GHz (5G) para aplicações que exigem altíssimas taxas (mais de 10 Gbps) e baixíssima latência.
“Oferecemos soluções em todas as frequências, já utilizadas em redes de missão crítica de clientes do setor elétrico e, também, de portos, ferrovias, mineração e do agronegócio”, afirma Lauretti. “São mais de 350 estações radiobase implantadas e em operação em redes privativas no país, provendo conectividade e múltiplos serviços”, conclui o diretor da Trópico.
Essas soluções são destaque no estande da Trópico no UTCAL Summit 2024, que se realiza no Centro de Convenções do Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro.